Escrivaninha - Desabafão sobre como é bom (e importante) ter um cantinho próprio para estudar

Olá leitoras e leitores!
Vocês que estudam em casa para o ENEM e outros vestibulares tem um local confortável de estudos? Nesse texto vou falar de como estou organizando meu local de estudos e olha, isso afeta indescritivelmente a minha produtividade.
Até pouco tempo eu não tinha uma mesinha no quarto para estudar, e como aqui normalmente tem muito barulho por causa das máquinas de costura, eu tinha que me deslocar até alguma das bibliotecas da universidade e na maioria das vezes nem podia levar o notebook - a insegurança não deixa.
Então, a alguns meses, talvez dois meses ou três, eu percebi que perdia muito tempo desnecessariamente em ônibus, além de ter o cansaço inevitável que o trajeto de mais ou menos 1 hora e 20 minutos por dia (sem trânsito).
A partir daí comecei a tentar estudar mais em casa, testando se conseguia me concentrar, estudar o que tinha que estudar no dia, não ficar enrolando e esse tipo de coisa. Assim que eu me senti segura, comecei a estudar mais em casa e QUE ALÍVIO.
Eu não costumava perceber como ficava cansada de ficar indo de um ponto ao outro de ônibus, com mochila super pesada, todo dia. Como lá na Universidade as salas de estudo tem “Em grupo” e “individuais”, eu tinha que levar muito peso todo dia, os cadernos, exercícios, apostilas… E ainda não poderia fazer as coisas exatamente no meu horário porque, por exemplo, quando eu ia assistir as aulas do Descomplica no laboratório de informática, eu não poderia assistir a aula completa por causa do horário de funcionamento e de almoço dos funcionários de lá. A minha rotina era constantemente muito quebrada e ainda tinha um gasto a mais com passagens e lances/refeições que eu não tenho tanto hoje.
Acho que para todo mundo, mas principalmente para quem só estuda, economizar nos mínimos detalhes faz toda a diferença.
Depois de algum tempo me acostumando ao novo ritmo, surgiu uma nova vontade, uma nova necessidade. Acho que não a senti de imediato pela animação de economizar tempo e dinheiro, mas logo foi impossível ignorar. Veja bem, eu estudava na minha cama.
Eu sei que é muito contra-indicado mundo afora, mas não é como se eu tivesse outras opções. Eu não ficava de pijama nem nada, tinha medo disso acabar me atrasando, então eu tinha minha rotina de atividade física, banho, estudos e ajudar da forma que pudesse na arrumação da casa, isso além da faculdade, que mesmo tendo diminuído bastante a carga horário (o máximo possível), não deixava de ser um compromisso que consumia tempo.
E mesmo que fosse estudar na cama, eu gostava de trocar de roupa e jamais estudar deitada (não funciona mesmo comigo). Depois de algum tempo dando um jeito de estudar assim, eu consegui uma bolsa na universidade e decidi comprar minha escrivaninha, nem que eu usasse tudo o que restava da bolsa (que já não era muito, só o suficiente para as passagens e coisas básicas, mas que quebrava um galho como nada).
Comecei a pesquisar insanamente escrivaninhas online, e olha tinha muita coisa com preço ótimo (tinha até de 80,00). Só que aquela velha história… Preço ótimo, frete horrível. Sem brincadeira, tinha coisa que sai mais de 300 só o frete!!!! Comecei a pesquisar na Olx e pela primeira vez as coisas usadas estava com mesmo preço que as novas na loja.
Quase desisti, mas aí conversei com meus pais e eles me ajudaram, fui ao Centro da cidade e consegui encontrar uma nova (simples, mas que atende bem minha necessidade), e com preço bem em conta, mesmo já incluso o frete e a montagem.
Olha, eu sei que não é para a falta de uma mesa impedir você de estudar, como não me impediu, e também sei que todo mundo enfrenta inúmeras adversidades para continuar estudando. Mas que ter o seu cantinho de estudos confortável ajuda demais, ah, ajuda. É outra coisa tem um ambiente adequado. Eu consigo estudar mais, me concentrar melhor e depois ainda tem o bônus de ter que “ir para cama”.
Quando você estuda na sua cama e seu apoio é o travesseiro, você perde o conforto que é se deitar na cama no final do dia. É diferente de passar o dia sentada na sua mesinha e depois se jogar na cama ~quase~ como se não houvesse amanhã.
Então, por mais simples que seja, se você puder manter um ambiente para estudar, eu super recomendo. Eu sei que pode parecer bobagem para muita gente, e que um fulano tal x consegue estudar mesmo tendo que enfrentar um milhão de desafios por dia, e não desmereço quem consegue (admiro demais, para estudar tem que ter muita força e ainda é algo, infelizmente, desvalorizado), mas se esse fulano de tal x tivesse um ambiente mais sossegado e organizado para ele estudar, com certeza ele acharia melhor, seria melhor para ele.
E é muito gostosinho você ter seu cantinho para estudar, para você organizar da sua maneira, para ser só seu. Fora que é um investimento. O seu cantinho de estudos não vai evaporar quando você passar no vestibular para o curso que você quer, é um investimento em você, nos seus estudos, investir em você é algo que dificilmente vai fazer você se arrepender, e investir nos seus estudos é apenas uma outra forma de investir e acreditar em você. E ajuda na sua auto estima como estudante. Pelo menos, minha experiência está sendo essa.
Espero que isso faça sentido para você, que você tenha gostado do texto, nem que seja para confirmar o que eu falei ou para te fazer ver as coisas de um jeito diferente.
Até o próximo texto!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtinhos preferidos - Resenha: Keraform Cachos Definidos (Creme para pentear)

Resenha - Filme "Felicidade por um fio"

Resenha de produtos para cabelo! Vem conhecer o Yamasterol Cachos Co Wash Condicionador!