O erro de ser bonita


Mesmo em 2018 ainda estamos presas aquela velha (velha mesmo, acabada) ideia de que uma mulher tem que se depilar, fazer a sobrancelha, limpeza de pele, mover fundos e mundos para caber em uma roupa que é menor que o tamanho do próprio corpo e, além disso tudo, ainda não poder se achar bonita, porque isso é vulgar.
Agradeço por ter nascido em uma época em que eu posso ver a luta feminina, época em que   todo tipo de informação sobre tudo o que já foi conquistado é acessível para muitas de nós, e que também é acessível o quanto ainda é preciso alcançar.
Provavelmente já comentei em algum texto por aqui, sinceramente não me lembro, mas passei boa parte da minha vida com medo de ser "feminina demais". Menininha, garotinha.
Só que, olhem só, eu sou uma mulher, uma menina, uma garota e adoro ser feminina.
De verdade.
Só hoje eu vejo o quanto eu perdi da vida por achar que era errado ser feminina demais. Não é exatamente culpa minha, já que só agora estou nos meus 20 anos então tive que desenvolver um olhar mais atento (no qual ainda estou trabalhando) ao longo da adolescência para começar a bater de frente com a ideia de que não era errado de jeito nenhum ser feminina, ser do jeito que eu sou.
Também não estou dizendo que todas devemos ter exatamente a mesma visão sobre como devemos nos apresentar, não tem nada a ver com isso, mas sei que sempre tem um ou outro que segue uma linha de raciocínio totalmente ao contrário do que a real mensagem do texto.
Estou falando que hoje a gente ainda tem muito o que ir atrás, mas que é uma delícia ter tido a oportunidade de aprender sobre como eu estava sendo boba evitando todo tipo de maquiagem porque diziam desdenhosamente que era coisa de "mulherzinha".
"Evite falar muito alto", "Não use muito rosa", "Você não precisa de maquiagem", "Qualquer mulher que se acha bonita, começa a ser feia" e um milhão de pequenas(para quem falava, mas grandes para mim) coisinhas(coisonas) que eu tive que ouvir todo dia e tentar me adequar para não ser "fraca", "feia" ou, de novo, "mulherzinha".
Então, quando eu falo que hoje fico grata é por saber que não vou chegar aos 30 com esse tipo de pensamento atrasado, que não vou propagar isso para ninguém como fizeram comigo. E sei que muitas meninas que cresceram comigo também não irão.
Nem irão aceitar quietinhas ordens de como devem viver a própria vida.
É incrivelmente animador pensar em como a gente está quebrando prisões que estavam se alargando para tentar dar espaço as novas gerações.
Ainda é uma luta diária e uma batalha dolorosa, mas a gente está no caminho.
Então no futuro cada vez mais meninas irão ver como ser mulher é algo incrível e poderoso e, principalmente, forte. Mulheres que irão sonhar em ser presidentes, médicas, mães, gênias da física e astronautas, cantoras, empresárias, dançarinas, princesas, sereias ou qualquer coisa que suas mentes grandiosas tiverem como objetivo e que elas irão alcançar essas sonhos. Que elas terão liberdade para se aceitarem do jeitinho que são, com roupas de princesa ou calças largadonas, que elas vão poder ser elas e ponto. Que se elas quiserem usar batom, vai ser por elas, e não usar um batom que não gostam só para chamar a atenção de algum menininho por aí.
E eu sei que não é só o batom!
É muito mais que isso!
É saber que as mulheres estão percebendo que não estão competindo, e que essas mesmas mulheres vão ensinar a outras esse mesmo aprendizado. Já pensaram que bonito uma menina não odiar outra menina na escola só porque acha ela mais bonita, mais inteligente ou mais qualquer outra coisa?
O quanto essa mudança de percepção pode mudar a vida de milhares de meninas em suas escolas ao redor do mundo.
Uma mulher não querer derrubar a outra é uma revolução.
E ela está acontecendo aqui e agora, e vai continuar acontecendo por muito tempo até ser uma maioria disparada.
Posso estar sendo otimista demais, mas eu tenho que ser. Se a gente não quiser vencer, melhorar a realidade, para quê iríamos continuar lutando?
A gente faz um pouquinho e não sabe se vai estar lá quando essa realidade finalmente se instalar, mas quer saber que fez parte de alguma forma.
Então, prosperem palavras de liberdade, de amor.
Entender o que “feminista” queria dizer me fez entender tantas coisas mais, me fez querer ser tão mais humana do que eu já me via, que eu desejo que muitos tenham isso, essa vontade de crescer e levantar mais gente junto.
Desejo que vocês consigam vencer a suas respectivas lutas.
Somos as estrelas e a plateia nesse palco.
Desejo que saibamos ser estrelas e desejo que saibamos aplaudir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtinhos preferidos - Resenha: Keraform Cachos Definidos (Creme para pentear)

Resenha - Filme "Felicidade por um fio"

Resenha de produtos para cabelo! Vem conhecer o Yamasterol Cachos Co Wash Condicionador!