Música para o fundo do poço, música para o alto do céu

A vida de pré vestibulando tem um fator de estresse particularmente irritante. Esse fator, obviamente não é exclusivo de pré vestibulandos, existe na vida de muitas pessoas, independente da etapa da vida em que esta se encontra.
O fator é o sentimento de ter perdido ou estar desperdiçando tempo.
Sim, honeys, é disso que vou conversar um pouquinho com vocês por aqui.
Em semanas emocionalmente mais conturbadas, me pego pensando sobre isso várias vezes. Em como estar naquela situação me faz perder uma boa parcela de tempo.
Então, aqui segue uma dica. É bem hipócrita, porque ainda não deu certo comigo, mas quem sabe não funcione com você ou outra pessoa por aí mundo a fora.
O principal recurso é a música e como vamos administrar ela nessa situação.
A ideia é que você tenha sua seleção particular de músicas para sofrer e para animar e pode usar elas de diferentes maneiras, como uma receita de bolo mesmo, mas um bolo que só tem a intenção de ser saboroso para você.
Inicialmente a ideia era que você ouvisse primeiro as músicas deprimentes, que te fizessem sentir tudo o que quer sentir, te fizessem extravasar o sentimento da maneira mais dramática possível, para você se libertar, pelo menos temporariamente, desses mesmo sentimentos.
Depois disso, você colocaria músicas realmente animadoras para você, que te dessem animo, te fizessem esquecer o que te deixava triste e te estimulassem.
No entanto, óbvio que assim não daria certo.
Como você vai esquecer de uma coisa quando acabou de se afogar nela?
Quando você começa uma música triste, geralmente acontece de você querer ouvir mais coisas tristes, por isso mudei um pouco o plano de ação.
Para respeitar o seu sentimento e confusões e não atrapalhar sua rotina de vestibulando, de estudante, de profissional, de mãe e etc... A melhor opção que penso é: Assim que amanhecer ou antes de começar a estudar de fato, ouça tudo o que for possível de música que te animem. Tente escolher no máximo três, então seja bem atento para qual delas realmente de causam uma sensação positiva, que te estimulem a continuar e realizar suas metas diárias.
A noite, pensando em respeitar o seu momento, coloque aquelas que deixam mais para baixo, deixe elas surtirem efeito em você, se achar que vale a pena, escute elas chorando até dormir, bem Drama Queen mesmo, mas você tem que sentir.
Na manhã seguinte, você segue o esqueminha de ouvir músicas animadoras de novo e voilè!
Na minha visão, essa é uma maneira de tentar não perder a concentração por causa do caos emocional que as vezes domina a gente, como a técnica pomodoro, administrando os momentos de "distração"...
LEMBRANDO, SE VOCÊ PRECISA DE UM TRATAMENTO PSICOLÓGICO, ISSO NÃO VAI ADIANTAR E NEM TEM ESSA PRETENSÃO!
É só para... bem, sabe quando você está na bad pelo crush? É mais para esses momentos que a gente acha que não irão passar, mas sempre passam...
É extremamente necessário que você se atenha a sua saúde mental, e principalmente é importante que entenda que isso é apenas para bad comuns de dia a dia, e não para doenças nem nada, o que eu estou fazendo nesse texto é APENAS UMA DICA, não tenho qualquer formação que possa ajudar você a curar suas dores e enfatizo que se estiver mal psicologicamente, por favor, procure profissionais capazes para te ajudar a vencer isso; Torço muito por você.
Agora segue algumas músicas de exemplo no quesito "Animar"
Uma clássica da Rainha Swift. Essa música as vezes me deixa com raiva só de pensar em ficar passional, esperando e deixando as coisas acontecerem, então antes de eu me acostumar a ficar triste, ouço ela e vou emendando com outras que surtam um efeito mais alegre em mim.
A segunda e última música da Taylor que vai ser citada nesse quesito e que cai perfeitamente no momento “Vamos superar isso” é Look What You Make Me Do, tem o mesmo efeito da primeira, só que por lembrar da trajetória da cantora e os significados diversos por trás da música me deixa meio que com vontade de fazer a mesma coisa, sabe?
Seguindo a linha pop internacional tem a clássica cutucada de “Se valorize, mulher”, junto com a batida hipnotizante da música de Dua Lipa em New Rules
Agora vamos de nacional, bebê… Essa é uma música com uma batida super dançante, o ritmo dela faz querer sacudir um pouco o esqueleto,  Anitta Maravilhosa sempre
Mas, sendo bem sincera, a maioria das músicas para esses momentos, pelo menos para mim, são internacionais mesmo, como essa da Bey
Para se mesmo sentindo aquela coisinha estranha no coração, você quer se convencer de que foi o melhor a acontecer (seja lá o que tiver causado essa coisinha estranha em você)

Era sofrência pesada que você queria @ pois toma

Para quando você quer só fechar os olhos e ouvir uma música melancólica
Para acompanhar a letra e se colocar no lugar da personagem que sofre na história. Para os momentos de ficar deitado em posição fetal todo enrolado nos lençóis enquanto as lágrimas escorrem copiosamente (eu deveria escrever romances bem dramáticos)
Essa é para aquilo que deveria ter continuado e você ficou esperando dar certo enquanto a outra pessoa já seguiu em frente... trágico!

Essa é para como as coisas deveriam ter sido, ou simplesmente para você imaginar que existe um relacionamento bonito ao ponto de escrever uma música assim para outra pessoa, mas não para você (por enquanto)

E para sair dessa vibe, porque ouvir essa músicas está começando a me arrastar para uma bad desnecessária, essas:
"Deixe-me ir" é uma transição. Uma música de “Estou quebrada, mas quero me curar”

"Até o tempo passa" tem exatamente o mesmo sentido de "Deixe-me ir"
Sinceramente, o mercado de músicas sertanejas é super indicado para sofrência real. E ainda tem aquele “quê” da música que te deixa parecendo que está embriagado em um bar só pelas letras.

Depois que você superar essa fase, pode rir (mas com respeito) de todo esse período de drama pessoal que viveu e o que ouviu durante ele!

Espero que tenha curtido esse texto e se gostar de conteúdo assim, por favor comente!
Até o próximo texto!

Comentários

  1. Parabéns pelo texto!!! A música é alimento para alma e fala exatamente o que estamos sentindo quando as palavras não estao dando certo...

    Ouco muita música internacional também é alta... rsrs

    Parabéns pelo belíssimo texto

    ResponderExcluir
  2. Que lindeza <3 estava sem acessar o blog esses dias e só vi agora, desculpe demorar tanto!
    Muito opinião pela sua opinião! É uma honra!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Produtinhos preferidos - Resenha: Keraform Cachos Definidos (Creme para pentear)

Resenha - Filme "Felicidade por um fio"

Resenha de produtos para cabelo! Vem conhecer o Yamasterol Cachos Co Wash Condicionador!