III Anatomy Day e como foi lá

Olá leitoras e leitores!
Vou falar de uma experiência muito bacana e esclarecedora que tive esses dias e que vou amar compartilhar nesse texto.
Semana passada, na sexta dia 11.05.2018, para ser bem precisa, foi o dia do III Anatomy Day (como diz no título) promovido pela galera dos cursos de saúde da Universidade Federal do Ceará.
O melhor de tudo foi que nós, os visitantes, tivemos acesso ao Museu de Anatomia e Arte da UFC, além de uma espécie de exposição de anatomia com os corpos que são utilizado para estudos na Universidade.
Primeiro, imaginei que ficaria com receio, afinal era a primeira vez que eu veria corpos de verdade, sem ser por vídeos ou imagens em livros. Mas foi tudo muito tranquilo para mim, a curiosidade derrubou o receio que eu imaginei que teria antes mesmo de ele aparecer, bloqueou ele. E foi maravilhoso!
Fiquei espantada com a quantidade de coisas que tinham na UFC, como por exemplo o primeiro órgão X plastificado no Ceará e me deu muito mais vontade de estudar lá. Foi um estímulo que eu não esperava... Deixa eu te explicar melhor, eu fui imaginando que sim, veria coisas que nunca tinha visto pessoalmente ainda. Mas também fui imaginando que o que eu visse lá poderia me fazer questionar minha escola de medicina, como se eu não pudesse aguentar aquilo.
Durante o evento, a curiosidade foi o maior sentimento e, após ele, a felicidade, não...melhor: a satisfação que eu senti e a vontade de começar logo a estudar medicina tomaram conta de mim.
É real. É isso o que eu quero para minha vida.
E o pouco que eu pude ouvir lá sobre a doação de corpos conseguiu me fazer ver como eu não sei absolutamente nada sobre o assunto! A faculdade de medicina tem um projeto de conscientização para doação dos corpos por diversas questões éticas sobre utilizar corpos para estudo que não foram autorizados nem reclamados pela família.
Pessoalmente, nunca tinha ouvido falar em doação de "corpos", apenas em doação de órgãos específicos como a pele, o coração e etc... Mas realmente é algo que merece aprofundamento e atenção, merece ser mais noticiado do que o que acontece hoje. A frase clássica foi utilizada nessa parte do passeio "Você prefere 'entregar' uma pessoa que você ama sob os cuidados de um médico que só estudou e treinou com peças de plástico ou a um médico que estudou e treinou com órgãos de verdade?".
Além disso, tivemos um momento nos laboratórios e podemos observar nos microscópios e ter explicações superficiais (devido ao tempo) sobre neuronios motores entre outras coisas.
Só ficaria melhor se eu tivesse tido o conhecimento prévio de que se estivesse de luvas poderia tocar no que estava exposto (pelo menos, até certo ponto da exposição) e eu pudesse realmente tocar, sentir a textura dos tecidos, de alguns órgãos e etc.
Lá estava lotado e passei horas na fila (Lindinha e eu, na verdade) e ainda assim valeu super a pena, faria tudo de novo. O evento fez jus ao tamanho das filas imensas que eu peguei para poder entrar nele e já estou ansiosa por outras oportunidades assim.
Alguns colegas meus de cursinho estavam lá mas não conseguimos nos encontrar para seguirmos juntos, vi apenas um que estava com a turma dele do colégio então não fiquei confortável de impor minha presença lá.
Mas fui com a Lindinha então foi maravilhoso.
Ah! Como pude esquecer! Tivemos um momento para observar os fetos que não conseguiram se desenvolver devido a “anormalidades”.
Lá também tinha uma parte reservada para fazer pinturas no corpo simulando os músculos ou ossos que estariam ali e eu queria muito ter tido como ser pintada, mas estava com o tempo contado lá e não queria arriscar…
Além disso, os graduandos dos cursos de saúde estavam vendendo vários chaveirinhos próximo do lugar da pintura e da fila, então comprei o de coração, que é o que eu achei mais bonitinho. Acho meio sem graça os corações que a gente usa em tudo como “ <3 “ e me encantei por ele, mesmo que nunca tenha pensado seriamente em seguir na cardiologia.
Aparentemente, no início tinham chaveiros dos seguintes órgãos: pulmão, rins, cérebro e coração (se tinha outro, nao lembro agora), mas lá no evento só tinha mesmo coração e cérebro. Meu coração já está na minha mochila me acompanhando, acompanhando minha trajetória…
Bom, fico por aqui nesse texto! Espero que tenham gostado.
Nos vemos no próximo, certo?
Até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtinhos preferidos - Resenha: Keraform Cachos Definidos (Creme para pentear)

Resenha - Filme "Felicidade por um fio"

Resenha de produtos para cabelo! Vem conhecer o Yamasterol Cachos Co Wash Condicionador!