Pequenas aventuras

Olá, leitoras e leitores!
Esse texto vai falar um pouco sobre a maravilhosa experiência de se permitir aproveitar as pequenas aventuras disponíveis que mal notamos durante o dia a dia.
Aventuras fáceis, leves, relaxantes e que até enchem você de um conhecimento ou aprendizagem que só seria possível aproveitando realmente essas aventuras.
Bom, a algumas semanas eu visitei o Teatro José de Alencar.
Aqui em Fortaleza não temos o costume, no geral, de visitar casas culturais ou teatros apenas pelas exposições. Há muita gente que constantemente visita o Centro de Cultura Dragão do Mar, mas geralmente pelos shows, peças e pela proximidade das boates e eventos ao redor do Centro.
Contudo, a experiência que tive, foi uma visita guiada ao Theatro José de Alencar, como já havia falado, e foi uma das experiências mais agradáveis e fáceis que já passei.
A visita guiada ocorre de terça a sexta, a cada uma hora a partir das 9h até as 17h, com um intervalo de 12h as 13h, vocês podem conferir mais no site do Theatro clicando aqui ou na página do Facebook do Theatro. Ah! Algo interessante de dizer é que a visitação custa apenas R$ 6,00 a inteira e R$ 3 a meia!
Pode ser uma visita fácil e simples (e beem leve), mas cada detalhe naquelas paredes tem uma história.
É incrível conhecer mais daquele espaço.
Fui poucas vezes, fora a visita que estou relatando, fui apenas uma vez pela escola.
A visita guiada é muita rica de história e o guia, pelo menos o que conduziu a visita, era muito inteligente e muito sábio quanto a história do lugar. Essa visita foi mil vezes mais aprofundada do que a que fiz pela escola.
Ninguém que tenha perguntando alguma coisa saiu sem a resposta para a dúvida.
O Theatro, por si só, tem uma riqueza em cada pequeno detalhe, mas a cor, a vida e a história dele são apaixonantes.
Acho que em uma escala, o TJA só perde para o Cine São Luiz no meu coração.
O Cine São Luiz é lindo e comumente tem programação gratuita por lá, filmes de diversos gêneros, atuais ou clássicos. Uma das coisas maravilhosas também desse cineteatro é o incentivo que oferece a cultura popular.
A realidade é que dificilmente as pessoas que moram em Fortaleza apreciam a cultura oferecida para a população de de Fortaleza, o que é uma pena porque é muito bonito e maravilhoso o que já foi produzido de cultura nessa cidade. A criatividade do meu povo é uma coisa maravilhosa, deslumbrante.
O guia do TJA agradeceu aos poucos fortalezenses que estavam na visita - salvo o engano, de 7 pessoas, 2 eram de Fortaleza. Ele pediu para que voltássemos e falou que era bem mais comum turistas visitarem o teatro do que a própria população da cidade.
Mas voltando ao assunto…
Se você entrar na plateia do Teatro, em qualquer lugar que seja, vai conseguir ter a visão de um dos palcos mais representativos que já vi. Tem toda uma artes conservada ali, com o busto de José de Alencar sendo coroado em meio a muitos de seus personagens dos romances.
O teto do Teatro também é de tirar o fôlego! Pintado por grandes nomes nacionais e cheios de cuidado em cada detalhe.
A visita vai para os bastidores (coxia na língua do teatro), para as salas reservadas aos pequenos concertos (que tem, inclusive, uma vista para a Praça em frente ao Teatro), para os camarotes e o jardim do Teatro, além do acervo de livros e espaço de convivência de lá!
Enquanto estávamos passando por esse espaço de convivência no Centro de Artes Cênicas do Ceará Padaria Espiritual, um grupo começou a cantar, dançar e tocar instrumentos improvisadamente - parecia que eu estava dentro de um musical!
Parece que a gente teria que visitar várias vezes o TJA para começar a realmente entender todos os detalhes e seus significados.
Lembro de um livro que li, “A bailarina fantasma” de Socorro Acioli, e comecei a sentir o começo de um amorzinho pelo Teatro, uma curiosidade em conhecer ele de verdade. Esse livro fala de uma lenda em torno do TJA e eu super recomendo! Já havia feito a resenha desse livro em outro blog que tive e talvez faça uma nova para esse - isso ainda está em análise…
Bom, o texto está se encerrando por aqui! Ele foi construído, basicamente, para falar o quanto vale a pena essa visita e o quão maravilhoso seria se o povo da cidade tivesse mais interesse em programas como esse.
Todo dia centenas de pessoas passam em frente ao Theatro para ir ao trabalho, estudar, fazer compras ou seja o que for, mas dificilmente se veem com tempo de entrar lá para desvendar esse ponto tão bonito da nossa cidade.
Eu entendo como a rotina pode ser muito puxada e cansativa em busca da sobrevivência e melhora na situação financeira, mas é um esforço que vale a pena e é apenas uma horinha do seu dia para um programa diferente e que vai ser bastante enriquecedor para você.
Bom, até o próximo! Espero que tenha podido tirar algo desse texto e aproveitado um pouquinho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtinhos preferidos - Resenha: Keraform Cachos Definidos (Creme para pentear)

Resenha - Filme "Felicidade por um fio"

Resenha de produtos para cabelo! Vem conhecer o Yamasterol Cachos Co Wash Condicionador!