Diário 1M.

Oi, amigos
Vou chama-los de amigos nesse texto. Bem, essa sequência de textos vai ter um tom
realmente íntimo que poucas pessoas que me conhecem pessoalmente tiveram acesso, mesmo amizades a longo prazo.
1 dia de acreditar que vou conseguir medicina. Oficialmente, 4 de dezembro de 2017.
A semana anterior foi repleta de reflexões, choro e decisões.
Mas, por incrível que pareça, também foi uma semana de paz.
No final de semana fui, aos poucos, falar com a minha mãe sobre alguns pontos que a psicopedagoga maravilhosa que me acompanha conversou comigo.
Outra surpresa: Mamãe também sugeriu que eu seguisse atrás do que eu quero, mesmo que obviamente seja menos prático financeiramente pela demora(tanto para passar no vestibular, quanto para concluir o curso e começar a trabalhar). Infelizmente, no Brasil, se você quer passar em um vestibular para esse curso, você tem que colocar tudo o que você tem, ou pelo menos tudo o que puder, para alcançar - note, o sentido de “colocar tudo o que você tem” aqui é: é muito puxado você trabalhar e estudar para esse vestibular, por exemplo.
Esse é um ponto que pesa bastante para mim. Parece que tenho que abrir mão de uma coisa que estou começando agora a alcançar que é minha independência financeira.
Sempre foi um ponto que mexeu comigo. Desde que percebi que a vida era bem mais que escola, sempre quis ajudar minha mãe e meu pai de uma forma que eles pudessem trabalhar menos e aproveitar mais.
Eu ainda quero isso- e muito, indescritivelmente.
Eles merecem muito mais e eu queria oferecer mais coisas para eles.
E ainda tem o meu irmãozinho, que me faz cada vez mais querer que o mundo fique bom, que as coisas melhorem e ele tenha uma vida tranquila e saudável.
Por enquanto, por enquanto, eu não posso fazer isso. Muitas vezes não perdoei, por muito tempo, inclusive. Eu estava sofrendo e sem conseguir mudar nada para melhor na vida das pessoas que eu amo.
A passos de tartaruga, mas uma tartaruga que estava empacada e agora esta livre, estou exercitando perdoar a mim mesma.
Isso tudo não tem apenas um tom melancólico e amoroso, tem todo um sentido, você vai entender se tiver um pouco de paciência, jovem.
Todo esse sentimento de ajudar em casa somado ao medo de nunca conseguir medicina criou uma pessoa no meu lugar, no meu corpo e na minha cabeça.
Eu tentei ser prática e unir o útil ao agradável. Fui cursar (ainda estou) administração de empresas.
Ora, é uma ciência social aplicada que tem um mercado enorme e o “plus” das especializações de, por exemplo Gestão Hospitalar.
Eu poderia atuar para melhorar pelo menos a sociedade onde vivo, poderia começar a trabalhar e ajuda nem que apenas com os meus gastos na casa & tecnicamente ainda poderia ajudar em um hospital, que é um lugar para tentar tirar a dor das pessoas.
Eu não posso dizer que não tentei. Estou no 5º semestre de Administração e por mais que admire e ache muito incrível o papel de um administrador nas organizações e na sociedade, eu consigo entender que não é a profissão na qual eu quero trabalhar todo dia e ficar cada vez melhor nela.
Olha, é extremamente assustador o passo que eu estou dando.
Mas eu estou me sentindo muito corajosa.
Então vou colocar o mínimo de cadeiras possível no próximo semestre e dedicar quase todo o meu tempo para isso.
Sair do estágio, como devem imaginar, também é um passo enorme e muito assustador.

Dia 3.

Prova de Estatística em Administração. Fiquei orgulhosa de mim (não sei se isso vai mudar com o resultado) mas lá, fiquei extremamente orgulhosa. Pensei muito em estar no caminho e pensei muito também que eu quero muito chegar lá na frente e me orgulhar da minha trajetória.
Dos riscos que aceitei correr, dos medos e desânimos que enfrentei.
Essa prova representou um pouco disso para mim.
Outro ponto importante foi que pensei o quão bom seria escrever isso para eu mesma ler quando estivesse triste, chateada, ou pensando em seguir algum caminho menos demorado.
Desde o dia 1 que eu penso em escrever essa trajetória aqui por n motivos, mas esse, em especial, me motivou um pouquinho a seguir com o projeto.
Por maior que seja a exposição em que estou me colocando.
A verdade é que depois que eu posto os textos, dificilmente releio eles. Tenho tempo que dá para LER no blog ou ESCREVER nele, então por enquanto eu estou preferindo escrever. Logo vou conseguir organizar isso.
Voltando… Já passei por fases complicadas e sei que talvez seja bom ter um texto de segurança, como se fosse uma cápsula do tempo, aonde a Jeniffer saudável manda uma mensagem para a Jeniffer que precisa estar saudável. Mostrando os altos e baixos mesmo, só para ficar uma mensagem de esperança e calma. As coisas irão, eventualmente, melhorar, entendeu?

Dia 4

Mal posso esperar para ficar de férias da faculdade e poder começar a focar nos estudos para o ENEM.
Vocês já pensaram que loucura isso é? A gente começa a estudar tal dia e, do nada, tcharan chegou o ENEM e todas as consequências da época pré-enem. Esperança-vontade-medo-desanimo-esperança-ah,vamostentar.
Quero fazer essa prova o mais confiante possível.
Sabe, eu descobri como é maravilhosa a pessoa que eu sou sem tanto medo.
Com medo eu continuo maravilhosa, mas sem brilho e com pouca cor.
Sem medo, ou pelo menos, quando eu enfrento os medos, eu fico toda “eu” de novo, sem pensar um milhão de vezes em um milhão de coisas que eu poderia/deveria ter feito diferente. E olha… é uma delícia ser eu.
Antes que eu mude o rumo do pensamento e comece a explicar que “é uma delícia ser eu” está equivalente a “é uma delícia se sentir você mesmo”, vou encerrar por aqui. Com muito sono, cansada do estágio/prova/preocupações do dia a dia.
Aqui ainda vai ter mais texto, o máximo que eu conseguir colocar até o 10º dia da minha decisão e da confusão que parece que eu estou me metendo por ter tomado essa decisão.
*OBS.: Comprei um cactozinho lindo e espero que ele viva mais que o anterior. Ele vai representar essa fase, eu imagino. Vou postar uma foto dele/dela aqui para vocês, certo?

Essa é a Gertrude <3



DIA 5

Oi, leitoras e leitores!
Vocês já passaram por uma situação como a que eu estou contando para vocês?
Enfim…
Hoje estava pensando sobre especialidades, e algumas me interessam muito.
Neurologia e oncologia, por exemplo… Mas alguma coisa sempre aperta mais forte quando penso na pediatria, em crianças sofrendo e sendo ajudadas a não sentir mais dor. Isso é incrível não é?
A Neurologia é uma área que me interessa muito pela dimensão. Sabe-se tanto, mas tem tanto para aprender ainda -Ei! Não estou falando que se tem um manual com tudo sobre as outras áreas, mas essa é particularmente curiosa. Em uma cirurgia pode-se alterar alguma coisa na personalidade de alguém, isso é algo enorme, não é?
A oncologia é uma área que me comove muito.
Eu estou olhando “de fora”, mas me parece um processo bem demorado, bem contínuo com cada paciente. São tantas vidas, tantas maneiras de ajudar um pouquinho que seja…
Acho que estou exagerando um pouquinho já pensando nas especialidades, MAS é inevitável.
Próxima semana é a ultima semana do semestre letivo e finalmente vou começar a dedicar tudo o que posso para a minha aprovação e organizar todo a minha rotina em prol disso.
Por hoje, é isso.
Obrigada por me ouvirem e estarem comigo.
Até o próximo!

DIA 6

Hoje conversei um pouco com uma colega da aula de inglês.
Teoricamente foi a última aula do mini curso, próxima semana vai ser uma aula a céu aberto, com turmas misturadas, palestras e jogos, enfim…
Ela faz Fisioterapia na UFC e conversou um pouco comigo. Falamos sobre como as vezes trazemos peso para as nossas costas e como isso pode ser prejudicial nas escolhas que vamos tomando.
Me identifiquei muito com ela.
Para vocês terem uma idéia, falei para ela logo de cara sobre meu desejo de cursar medicina. Ela conversou comigo sobre a saúde mental que tem a necessidade de ser constantemente trabalhada (independente de qualquer coisa, curso ou seja o que for) e que as vezes fica difícil para pessoas como nós duas de manter ela.
Que as vezes é preciso se dar um tempo e conversar com a família que as coisas acabam se resolvendo.
Eu amei ter a perspectiva dela, uma estudante e futura profissional da área da saúde falando dos estudos, da rotina e da família. Foi uma conversa que durou apenas uma parte do intervalo do mini curso, mas que valeu muito a pena, foi muito produtiva.
Bom, agora vou estudar.
De novo deu a dúvida sobre os projetos que estou planejando, sobre a dificuldade e a falta de dinheiro para se manter, e o medo ficando sempre mais forte e maior, mas sigo tentando.
Vou estudar aqui para a prova de terça-feira.
Obrigada por ler mais um pouquinho do meu dia!
Até! 

Dia 10

Olá, pessoas!
Depois de fazer uma prova super difícil (ontem, 12/12/17), consegui sentar um pouco para falar com vocês. 
Estou, na verdade, aproveitando meu horário de almoço, mas como hoje é o 10º dia e 
o fechamento de um ciclo (já que a idéia inicial dessa série de textos é que sejam postados textos escritos para cada 10 dias), acho que vale a pena aproveitar cada tempinho que eu tiver para falar com vocês.
Vocês conhecem o perfil no Instragram Status Enrolada?
Eu conhecia o canal no YouTube por causa das dicas para cabelos, mas realmente passei a acompanhar no Instagram depois de descobrir que a moça do canal, Monalisa Nunes, é uma estudante de medicina. 
Ela compartilha várias coisas sobre o curso dela, curiosidades, dicas para vestibular e esse tipo de coisa.
Sério, a menina é incrível.
Ontem ela compartilhou (pelo menos eu vi ontem) sobre o ensaio fotográfico que ela fez, toda de jaleco, com estetoscópios… Esse tipo de ensaio fotográfico de formatura de curso. Olha… ficaram lindas as imagens.
Algumas até emocionantes, mas eu sou suspeita nesse sentido, agora que estou começando a “endurecer mais”.
Ela vloga muito, fala sobre sonhos, sobre rotina, tem muitos vídeos de curiosidades… Eu super recomendo. É muito motivacional para mim assistir aos vídeos delas, geralmente quando é medvlog tem algumas amigas e amigos dela que participam do vídeo e passa a sensação não de inveja, mas de desejo, sabe? Como se você soubesse que daqui a pouco seria a sua vez.
É muito importante ter um ponto assim, de estímulo, de visualização sobre o que você quer. 
Eu não valorizava muito isso, mas hoje sinto a importância que tem para mim. 
Voltei a escrever hoje (16/12/2017) porque meu semestre acabou hoje, tecnicamente. Ainda falta o resultado de uma disciplina e enviei a poucas horas o trabalho para o monitor (Sim, ele ainda pode pedir para eu refazer algo, mas vamos torcer para que não). 
Depois disso vou estar livre para me dedicar. Vou tirar o domingo de folga se tudo der certo, e na segunda começo. 
Não estou protelando, só que tenho uma semana bem puxada e nesse final de semestre mal tive tempo para fazer nada, é importante tirar um tempo para si e eu preciso do meu. 
Então, encerro aqui esse primeiro diário pré-med. Espero que tenham gostado! 
Não esqueçam, irei tentar postar depois de acumular 10 dias de “diário”, então provavelmente essa série vai demorar entre 11 e 20 dias, por aí, de intervalo entre um texto e outro. 
Essa demora é necessária para eu poder inserir na minha rotina, fora essa série, a ideia é continuar com a programação normal de textos aqui no blog, as terças e quintas, então é realmente necessário esse período para eu poder organizar as coisas direitinho. 
Novamente, espero que tenham gostado. 
Até o próximo! 
                                                                                                                                  Jeniffer Santana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtinhos preferidos - Resenha: Keraform Cachos Definidos (Creme para pentear)

Resenha - Filme "Felicidade por um fio"

Resenha de produtos para cabelo! Vem conhecer o Yamasterol Cachos Co Wash Condicionador!