Guarda seus sonhos na gaveta

Parece que algo intrínseco a “ser adulto” é fazer sacrifícios para pagar as contas, é ter obrigações e dar a vida por elas ou então você não é adulto. Acontece que eu acho muito triste ser adulto se o sentido for esse.
A ideia é “Procure alcançar os seus sonhos, mas se você chegar a idade X e não tiver conseguido, tem que ‘tomar um rumo na vida’ porque as contas não irão esperar você conseguir realizar eles”. Só falta colocarem em jornais “Guarde seus sonhos na gaveta, precisamos de funcionários, precisamos de mão de obra”.
Ser brasileiro é uma luta diária. Seja para empreender, seja para seguir carreira acadêmica, seja para conseguir ser aprovado em concurso. Independente do que for fazer, por mais difícil que seja em qualquer lugar, no Brasil tem um tempero a mais de dificuldade.
Espero que tudo o que eu escuto e (mesmo sem querer) acabo acreditando seja um exagero. Quem passa a vida toda trabalhando sem ter sonhos deve ter uma vida muito pesada e eu torço para que cada pessoa nessa situação tenha uma dose de esperança e fé no seu futuro. Que resgate o seu sonho, onde quer que ele esteja guardado, e tente ver alguma perspectiva prática de torná-lo real.
Não imagino qual seja o sonho de cada pessoa que chegar a ler esse texto, nem imagino se a própria pessoa já sabe qual é o seu sonho. Imagino que muitas pessoas passem a vida sem ter um grande sonho. E não estou falando de objetivos a curto prazo, estou falando de sonhos.
Sonhos no sentido de algo que consuma você e ainda assim você continue trabalhando naquilo pelo simples prazer de estar fazendo aquilo. Algo que seja cansativo, mas recompensador. Sonho como uma coisa que você use todos os recursos que pode para tentar alcançá-lo e, por mais cansativo que seja, nunca chegue a ser exaustivo a ponto de você conseguir imaginar passar um dia sem fazer aquilo.
Essa é a minha maneira de diferenciar “sonhos” de “objetivos”. Pode não ser a definição do dicionário, mas essa é a minha. Objetivos são coisas que você quer realizar para chegar a algum ponto ou em algum lugar e essa é a motivação do objetivo. Sonho não é algo como uma meta, não na minha definição. Para mim não é tanto “realizar um sonho”, é mais “viver um sonho”, é algo mais próximo de um estado de espírito do que apenas de uma realização de algo em si.
Tenho medo pelas pessoas que desistiram, que colocaram seus sonhos de verdade no fundo de algum lugar escuro como a metáfora da gaveta que usamos. Espero que elas consigam, que elas tenham alguma esperança em resgatar aquele sonho para poder finalmente vivê-los.
Temo também por pessoas (e eu tendo mais a esse tipo) que não sabem quais são seus sonhos e que, por enquanto, apenas vivem suas vidas e não os seus sonhos.
Me alegro quando vejo as pessoa que já descobriram os seus sonhos discursado sobre eles, sobre como fazer para alcançá-los e os planos para depois que alcançá-los. As mudanças, superações, medos, e tudo em torno dos seus sonhos e suas vidas.
Quem já alcançou seus sonhos, espero que esteja sabendo aproveitar e valorizar isso. Você se lembra de quando ainda estava tentando? Dos desafios que teve, das muitas vezes que achou que iria desistir ou que nunca daria certo ou até daquela pessoa que achou que você não conseguiria? Bom, eu espero que você não tenha perdido o brilho. Espero que esteja animado, feliz, grato e orgulhoso pela sua história e sucesso.
Sei que é algo “batido” de falar, mas tire seus sonhos da gaveta se eles estiverem lá. Mesmo se tem uma rotina difícil, tire eles de lá de vez em quando, tira a poeira deles e da uma boa olhada antes de guardar de volta, até que você esteja pronto para eles. Para correr atrás deles.
E pelo amor do que você acredita, PERCEBA os seus sonhos e PERCEBA quando estiver pronto para eles. Isso é tão importante, talvez até um pouco mais, do que correr atrás deles, de início. Aliás, esse o ponto inicial das várias etapas que você vai passar com os seus sonhos.

Espero que tenha aproveitado esse texto e tirado o que puder de melhor dele. Ele vai se encerrando por aqui… Até o próximo! Ah, fica o meu versinho:
Nos seus dias mais sombrios
Nos seus dias mais escuros
Guarde seus sonhos na gaveta!

Quando a luz dentro de você quiser sair
Puxe eles do fundo com toda a força que tem
Brigue com qualquer um que disser:
“Guarde seus sonhos na gaveta!”

A vida é sua e pode ser difícil,
Mas ela também pode ser bonita
A vida tem cor e flores
E espero que um dia você aproveite
Não esqueça seus sonhos lá
Eles são seus e são você
Espero que aproveite os seus sonhos
Que perceba e cultive
Nunca esqueça totalmente seus sonhos lá
Não os esqueça na sua gaveta.

Agora sim, até o próximo!

Comentários

  1. Excelente texto. Não deixe de sonhar e acredite que pode realiza-los

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, Lenilson! Temos que manter isso sempre em mente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Filme "Felicidade por um fio"

Produtinhos preferidos - Resenha: Keraform Cachos Definidos (Creme para pentear)

Sorteio do livro "Desencantada - Entregando-se aos segredos do amor" (Não autografado) | 1º Sorteio do blog