O dia em que parei de beber café

Olá leitoras e leitores!
Esse texto vai falar exatamente do que diz o texto, o dia em que eu, "a louca do café", parei  de beber café. Espero que aproveitem e possam tirar algo desse texto!
Se você acompanha o blog, sabe que eu já fui muito viciada em café, mas que consegui reduzir a uma quantidade diária "saudável", após uma crise de enxaqueca horrível que durou por volta de uma semana. Agora se você não acompanha e quer saber um pouquinho mais, pode conferir no texto que publiquei aqui no blog como "O texto do verdadeiramente, café", basta clicar no link e lê um pouquinho sobre essa experiência.
Bom, comentei aqui certa vez sobre as minhas crises de enxaqueca e também falei disso no texto que sugeri acima, mas o fato é que mesmo reduzindo o café, tive uma outra crise que durou mais ou menos 9 dias dessa vez. Foi horrível demais, mas eu já estava um pouco mais preparada por já saber com o que estava lidando. Muita corrida para emergências e UPAs depois, fiquei boa, mas lembro muito bem do que a atendente da Unidade de Pronto Atendimento falou "Ela deve ter comido alguma coisa que não podia, né? Quem tem enxaqueca tem que ter uma dieta bem levinha".
E a enxaqueca foi, novamente, o motivo de eu me separar do café. Mas dessa vez, de uma forma um pouco mais definitiva.
Eu consegui finalmente criar meu bullet journal e criei uma tabela de hábitos, então acrescentei um hábito lá para eu acompanhar direitinho, o "Sem café". Se você não conhece essa tabela, é assim (pelo menos a minha): tem a quantidade de dias do mês e os hábitos para você ir acompanhando, como se fosse uma planilha, então nos dias que você consegue fazer aquela coisa, você pinta o quadradinho correspondente ao dia com a cor que para você significa "O.K.", nos dias que não conseguir, pinta com uma cor que represente isso e nos dias que isso não for relevante, você apenas deixa o quadradinho em branco.
Lá estou conseguindo acompanhar direitinho o que ando fazendo, e até hoje já são oficialmente 12 dias sem café.
É difícil? Na verdade imaginei que seria bem mais difícil, mas acho que a motivação teve uma boa parcela de culpa nisso, em ser mais fácil do que eu achei que seria.
Mas não é exatamente fácil também, eu tinha o costume de tomar pelo menos uma xícara pela manhã e uma pela tarde, e as vezes sinto falta da praticidade que é tomar café e da facilidade que é encontrar para vender na rua...
Então vou dar umas dicas que vem me ajudando nesses dias sem o prestigioso e delicioso café:
Uma coisa que ajudou bastante foi conseguir um substituto, agora eu tomo vitaminas de frutas no mesmo horário que normalmente eu beberia o café e aí não parece que está faltando algo no meu dia,
Outra coisa que tem me ajudado é não subestimar o café, não achar que tomar só uma xícara em um dia da semana vai ser insignificante nesse processo, porque é nessas xícaras insignificantes que você cria o hábito de tomar café de novo - e até de se viciar nele novamente. Sempre tento um dia de cada vez e nem pinto na minha tabela de hábitos como "O.K." um dia sem ele ter, de fato, terminado.
Agora a dica principal é a tática da recompensa: Eu vou beber café sim, mas só no dia do meu aniversário, no meio do ano, caso eu consiga ficar até lá sem beber café.
Pensar em "nunca mais" tomar café, faz a gente pensar que um diazinho ou outro não faz mal, e aí voltamos ao problema de se acostumar com a presença constante do café na nossa vida e isso também não é legal, então colocar uma data marcada (ou você pode colocar algumas datas, se isso ajudar)¹ ajuda a saber que você não se proibiu eternamente de tomar café, você só está se cuidando um pouco mais e ainda vai beber esse precioso líquido do cheirinho encantador.
Bom, acho que esse texto vai acabando por aqui, espero que tenha gostado e tirado algo dele. Tenha força, pessoa, se você tem o objetivo de parar com alguma, a força para vencer isso está apenas dentro de você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Filme "Felicidade por um fio"

Produtinhos preferidos - Resenha: Keraform Cachos Definidos (Creme para pentear)

Sorteio do livro "Desencantada - Entregando-se aos segredos do amor" (Não autografado) | 1º Sorteio do blog