A singela e única construção do lar

Detalhes que fazem um lar
Olá leitoras e leitores!
Vocês já pensaram no que faz a casa de vocês ser o lar de vocês?
Não sei se sentem o mesmo, mas não acho que o meu lar seja a construção em que minha família e eu moramos. Acho que o lar está nos pequenos detalhes, sabe?
Aqueles detalhes que cada família faz única e naturalmente, que não pode ser imitado - muito diferente das construções.
Esse detalhe já foi identificado por muita gente, até em quadros famosos da televisão brasileira, quando tentam reproduzir exatamente a memória de alguém, eles tentam pegar os detalhes, as minúcias que só se tem em um lar. É o cheiro da combinação da comida de alguém, é a meia que alguém da casa sempre deixa embolada em um certo canto, e outra (ou outras) pessoas sempre reclamam.
É o carinho de limpar aquela planta de plástico que alguém da família escolheu com todo cuidado, não por se importar com a planta, mas por se importar com a pessoa que escolheu. Isso tudo vai construindo um lar, e não tem data para "termino de construção", é algo cotidiano e compartilhado, na maioria das vezes, mas nada impede de ser sozinho também.
Deixa eu colocar de um jeito claro minha ideia, é assim, quando você chega da escola, sempre tem "o lugar" de colocar a mochila e o "lugar" que você joga a mochila para ir correndo comer, assistir alguma coisa ou fazer qualquer coisa mais apressado.
Lar é aconchego e conforto.
É onde você reúne a maior parte das suas coisas e pessoas que mais gosta, se tiver sorte.
É o cheirinho do tempero ou do café passeando pela casa e você ouvindo aquele barulhinho de cozinha e conversa que sempre tem nesses momentos.
Espero que você aproveite se tiver a oportunidade incrível de ter um (e porque não mais de um) lar na sua vida.
E espero que tenha empatia pelas pessoas que não tem a mesma oportunidade e alívio que só quem tem um lar pode aproveitar.
Mas o mais curioso e subjetivo do lar é que as vezes ele está só em você, imagino que seja o que a maioria dos viajantes sente: É quando você quer ver e aproveitar a vida, as culturas e conhecer e viver a histórias e as histórias que pode, porque você sabe que o precisa para isso está só em você e na sua fé na descoberta e coragem para enfrentar o mundo.
É uma ousadia deliciosa de se sentir - porque quando você conhece alguém assim, você sente o gosto no ar da coragem dela, você conhece de longe aquela ousadia e autenticidade que a pessoa acumulou durante sabe-se lá quantas viagens ao redor do mundo.
Mas o lar, como eu já falei antes, também não é exclusivo das pessoas corajosas e ousadas que viajam e desbravam mundos e histórias, o lar também está nas pessoas. Ou você nunca se sentiu a vontade com aquelas pessoas que mais gosta e/ou ama no mundo, mesmo que em um lugar totalmente diferente da casa de vocês ou lugar que se veem normalmente? Que poderia falar besteira, rir, comer o tanto que quisesse sem sentir qualquer pressão, simplesmente porque estava se sentindo “em casa”.
Ei! Não estou falando que você vai chegar de pijama em um lugar x e que deve achar isso super natural e confortável. Presta atenção: o lar também está nas pessoas, mesmo que as pessoas não estejam em casa.
Então por mais que se mudem, que viagem, que troquem a cor da cortina ou da fachada da casa, sempre tenham na mente de vocês o que é, ou quem é, que compõe o seu lar. O que se fosse tirado de você te deixaria sem chão, sem ar ou, para ser menos dramática, sem conforto nenhum?
É um livro que tem que estar entre o mini cacto da estante e a divisória da própria estante, para destacar a clara preferência pela história? É aquele calçado que você não usa a séculos, mas tem que ficar sempre naquele lugar? Ou é aquele suporte de panelas que ninguém nunca usa,mas sempre fica na mesa? É acordar com o barulho dos filhos do vizinho brincando/brigando e se resolvendo menos de dez minutos depois?
Reflitam no que é o lar de vocês.
E valorizem ele.
Acho que o texto vai se encerrando por aqui! Obrigada por ter acompanhado até aqui e me desculpe se fiz perguntas demais, mas esse texto realmente é para ser um cutucão em você, para que você reflita um pouquinho e se distraia um pouco da sua correria.
Espero que tenham aproveitado alguma coisa aqui! Até o próximo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Filme "Felicidade por um fio"

Produtinhos preferidos - Resenha: Keraform Cachos Definidos (Creme para pentear)

Sorteio do livro "Desencantada - Entregando-se aos segredos do amor" (Não autografado) | 1º Sorteio do blog