SANTA HIDRATAÇÃO

Olá leitoras e leitores!
É isso mesmo que está aí no título, hoje vou falar de hidratação no cabelo. Mas não só uma hidratação, é A HIDRATAÇÃO & NUTRIÇÃO. Não estou falando de um produto caro, nem de uma novidade, em pleno segundo semestre de 2017, é algo até ultrapassado e batido para falar. A umectação é uma técnica para nutrir e repor a nutrição dos fios capilares e o produto usado é simplesmente óleo natural.
O que eu mais uso, na verdade o único que eu consigo usar, porque a sensação é bem incômoda com outros tipos de óleo, é a umectação com azeite extra virgem. Ainda não falei o que é realmente a umectação, não é?
Bem, para você que não acompanha nenhum canal de informação sobre cabelos, hidratação, nutrição e crescimento e por alguma razão está descobrindo por aqui, a umectação é feita da seguinte forma: basta separar o cabelo em mechas e passar o azeite extra virgem, ou qualquer outro óleo natural de sua preferência, tipo óleo de coco. A umectação não é um processo rápido e prático para o dia a dia, o mínimo de tempo que eu uso é por duas horas, mas há também a umectação noturna que, como o nome diz, você passa a noite inteira com o produto nos cabelos (particularmente, não consigo, acho muito incômodo passar a noite com alguma coisa no cabelo).
A magia aconteceu a pouco tempo.
Ainda estou me acostumando com a rotina de academia e esportes e o meu cabelo está sofrendo (muito, absurdamente) com isso. Ainda estou pesquisando maneiras eficientes, porque até agora tudo o que li foram coisas como “prenda o cabelo; lave o cabelo dia sim, dia não” e essas coisas que normalmente que malha/pratica esportes já faz naturalmente.
Até agora não achei nada como um produto para usar antes, durante ou depois dos exercícios que ajudasse a prevenir o ressecamento causado pelo suor. O resultado? Meu cabelo não durava com mais de dois dias com uma hidratação… Comecei a achar que o culpado era o crescimento. Por um erro da profissional, passei um bom período, uns 3 ou 4 anos, com o cabelo alisado. Antes disso, meu cabelo era grande e cacheado e eu conseguia de alguma maneira deixar ele hidratado. E olha que eu mal usava condicionador.
Depois que fiz o Big Shop é a primeira vez que meu cabelo fica no comprimento que está hoje e imaginei que o tamanho fosse o culpado por ele ressecar tão rápido. Então eu lembrei da academia. Não era possível que o cabelo ficasse tão desidratado tão rápido, até sem forma meu cabelo estava!
No auge do desespero lembrei do que eu costumava fazer logo que os cachos começaram a crescer: umectação com azeite extra virgem. Duas horas com o produto no cabelo e eu já vi o resultado, mas quase chorei quando percebi que as pontinhas ainda estavam muito secas, mesmo com o cabelo molhado. Não teve jeito, tive que cortar as pontinhas. Mas todo o comprimento do cabelo estava super hidratadinho, voltou até a ter o seu formato e o brilho que já fazia um tempo que eu não via.
Salvação dos meu cachinhos.
Acho que daqui a mais umas duas ou três umectações, meu cabelo já vai estar como ele normalmente é. Acho que ele precisa disso.
Não posso deixar de fazer meus exercícios, mas também não posso relaxar com meu cabelo, é muito triste ver ele na situação em que estava. A umectação fez mais efeito do que semanas de hidratação comum com máscara de tratamento, e foi apenas uma. Como estava desesperada depois de fazer a umectação, lavei o cabelo, hidratei com a máscara de tratamento+óleo de coco+algumas gotinhas de uma ampola de queratina. Tentei de tudo para salvar as pontinhas, mas realmente não consegui. Depois disso tudo quando fui finalizar o cabelo ainda passei óleo de argan e camélia e mesmo assim as pontas ficaram secas. Depois de tanto produto e as pontas ainda mais secas do que nunca, tive que cortar cerca de quatro centímetros do meu precioso cabelo. Mas foi melhor, hoje ele está melhor do que eu imaginei e com o corte das pontinhas parece que um pouquinho do volume voltou.
Eu estou evitando cortar camadas do meu cabelo por um projeto particular, mas deu um sentimento de renovada cortar só as pontinhas, imagina se eu cortar em camadas de novo?! Sobre o cabelo grande, ainda estou me acostumando com ele desse tamanho, não sei como eu conseguia ficar com o cabelo solto a maior parte do tempo. É algo que estou me acostumando de novo, estou tentando voltar a usar meu cabelo solto por mais tempo.
Qualquer pessoa que já cortou o cabelo sabe o quanto é mais prático cabelo curto.
Extremamente mais prático e bem mais agradável para quem mora em uma cidade quente. Mas eu gosto dele grande também e estou testando, tenho que testar para ver se o meu cansaço com o meu próprio cabelo não é só preguiça pela demanda na manutenção e falta de costume com o comprimento.


Vou tentar deixar ele solto e livre, aí tento me adaptar da melhor maneira possível e avalio se é melhor tentar sempre manter ele grande, ou deixar ele curtinho mesmo. Bom, o que eu tinha para falar da umectação, já falei, o resto é assunto para outros textos… Espero que tenha gostado e aproveitado algo desse texto!
Até o próximo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Filme "Felicidade por um fio"

Produtinhos preferidos - Resenha: Keraform Cachos Definidos (Creme para pentear)

Sorteio do livro "Desencantada - Entregando-se aos segredos do amor" (Não autografado) | 1º Sorteio do blog